terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Linguagem e as Novas Tecnologias da Comunicação

A tecnologia no cenário educacional é compreendida mais como um meio de transmissão de conhecimentos do que como um recurso para melhorar e qualificar a prática pedagógica. Mesmo com a implantação de aparelhos tecnológicos nas escolas municipais, muitos docentes não incorporam a idéia de usar estes recursos tecnológicos para aplicar em suas aulas. Muitas vezes acontece do professor continuar dando prioridade a livros didáticos e atividades repetitivas por não saberem manusear estas novas tecnologias e na escola no qual trabalham não ter articuladores capacitados para ajudá-los a inovar sua prática de ensino. O professor acaba por optar pela velha aula tradicional sem inovações, sem internet e seus recursos, sem data-show, entre outros, pois, sentem-se inseguros na incorporação de tais tecnologias.

O uso da internet é um dos conhecimentos que o educador deveria está em verdadeira sintonia, pois, grande parte dos seus alunos faz uso deste meio tecnológico, mas é ignorado por muitas instituições escolares.

A Internet é uma linguagem nova que renova a cada instante, e temos que está preparados para enfrentar a velocidade com que as informações nos chegam. O orkut, por exemplo, é uma ferramenta da internet que tem seu lado positivo, é uma rede social que objetiva criar novas amizades e manter relacionamentos. O orkut é composto por usuários que se cadastram e convidam outros a participares como seus amigos. Através dele é possível se criar comunidades dos mais variados assuntos, postando fotos, comentários, envio de mensagens e diversas formas de comunicação.

É uma ferramenta importante na socialização de pessoas com interesses em comum. Na questão pedagógica, por exemplo, possibilita a criação de comunidades que tragam discussões relacionadas à educação, sendo possível a troca de experiências entre profissionais e estudantes. É uma forma de linguagem que pode ajudar a potencializar o processo ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário