terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Concepções de Linguagem

A linguagem é uma atividade que já nasce com o sujeito, mas de maneira geral todos começam a falar ou a escreverem e não indagam a cerca do que a linguagem significa. É fundamental fazer algumas considerações relativas aos termos que são utilizados e que contribuem para a formação do sujeito. Ao utilizarmos a palavra linguagem é importante lembrar que estamos nos referindo às diversas modalidades, ou seja, à linguagem falada, à escrita, e à corporal.

A aquisição da linguagem e do conhecimento são processos que caminham juntos, e nessas abordagens identificamos três perspectivas predominantes em relação à concepção de linguagem: Comunicação, representação e a pratica social.

Conceber a linguagem como comunicação significa estar de acordo de que ela exista para que as pessoas possam transmitir seus sentimentos, pensamentos e conhecimentos, ou seja, de que ela seja um instrumento de comunicação.

Pensar a linguagem como representação significa acreditar que ela tem a função de representar, de dar forma a conceitos e significados que tem uma existência prévia no pensamento dos indivíduos. Pensando assim as linguagens oral e escrita são veículos de conteúdos e significados que se encontram num nível mais primário e interno dos sujeitos.

A linguagem enquanto pratica social oferece elementos para compreender que apesar de a comunicação e representação constituírem-se como funções da linguagem, elas não definem a sua natureza. Podemos representar ou comunicar a partir da linguagem, porém é um fenômeno que extrapola tais funções. É uma atividade constitutiva dos sujeitos, das relações sociais e das formas de organização da sociedade.

Para que haja de fato comunicação e compreensão é necessário que a linguagem esteja presente na sociedade, seja ela oral, escrita, visual ou corporal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário